sexta-feira, 19 de junho de 2009

primeiro encontro para estudos em getúlio vargas

Para chegarmos até aqui, muitas discussões, conversas, telefonemas, e-mails, perguntas, faziam parte da nossa rotina. Pois para chegar a um senso comum sobre o horário que a maioria das interessadas pela formação pudesse, foi muito difícil. Difícil também foi chamar a atenção das colegas para a necessidade dos encontros semanais. Mas, enfim, chegamos.
O nosso ponto de partida foi uma gelada noite de segunda-feira, dia primeiro de junho. Neste encontro, pudemos nos conhecer, decidir o local e os dias e horários em que pudéssemos realizar os estudos, sendo decidido que teremos encontros semanais de quatro horas.
A apresentação dos slides sobre o programa “Gestão da Aprendizagem Escolar II”, elaborado pelo professor Maurício da Silva, clareou as dúvidas das colegas sobre o que é realmente o Gestar.
Em seguida, o material foi recebido pelas colegas com grande espanto, pois eram muitos volumes para serem estudados em tão pouco tempo. Então, assim seguiu-se a explicação sobre como o material é dividido, como iremos utilizá-lo e por onde iniciaremos.
A fim de podermos estudar todas as seções dos TP’s, decidimos que as professoras cursistas receberão, sempre antecipadamente, os números das páginas que deverão ler, em casa, estando assim, preparadas para os estudos e discussões. Estas páginas não serão lidas novamente durante o encontro, serão apenas retomas de forma oral.
Apresentei às colegas os slides, que eu mesma elaborei, sobre um dos Princípios do Gestar, ou seja, uma Educação Humanizante. Em meio a esta apresentação de slides, exibi o vídeo-clip da música “Another brick in the wall” (Mais um tijolo no muro) da banda Pink Floyd (segue em anexo) e também foi lida a letra da mesma. Este vídeo trata de como, algumas vezes, nós professores, queremos “estilizar” nossos alunos de forma que sejam como queremos, quietinhos, que aceitem o que a gente diga e assim por diante, como podemos observar na letra e tradução abaixo:
Another Brick In The Wall
Composição: Pink Floyd
We don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone.

Hey, teachers! leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the wall

We don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone.

Hey, teachers! leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the wall
All in all you're just another brick in the wall
Another brick in the wall...

We don't need no education.
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone
We don't need no education.
TRADUÇÃO: Um Outro Tijolo no Muro

Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nenhum humor negro na sala de aula
Professor, deixe essas crianças em paz
Ei! Professor! Deixe essas crianças em paz
Em suma, é apenas um outro tijolo no muro
Em suma, você é apenas um outro tijolo no muro

Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nenhum humor negro na sala de aula
Professor, deixe essas crianças em paz
Ei! Professor! Deixe essas crianças em paz
Em suma, é apenas um outro tijolo no muro
Em suma, você é apenas um outro tijolo no muro

Também foi exibido aos professores cursistas, três vídeos com o título “Don’t judge too quickly” (Não julgue tão rapidamente), quando tratado de que sociedade, família e escola, “jogam” a culpa do fracasso escolar de um determinado aluno uns nos outros.
Para finalizar este encontro, tratamos do portfólio do professor cursista, com alguns materiais que foram nos disponibilizados pela UNB na primeira etapa do curso, em Porto Alegre, em maio.
Como lição de casa, as alunas deverão ler as seguintes páginas do TP3:
* Unidade 09:
Seção 1: p. 11 à p. 19 (até o recordando). = 9 p.
Seção 2: p. 26 à p. 32. (toda) = 7 p.
Seção 3: p. 33 à p. 35; p. 45 e 46 = 5 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário